quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A verdade sobre Mary Kay

Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449

TV americana desvenda segredos e revela a verdade sobre os bastidores de Mary Kay

A ABC, uma das mais conceituadas redes de televisão dos Estados Unidos, revelou em seu programa especializado em vendas os bastidores do trabalho desenvolvido pelas consultoras Mary Kay.

¨Uma  ótima opção para tempo parcial ou uma lucrativa oportunidade para tempo integral¨. Desta maneira a empresa Mary Kay promove a oportunidade de negócio independente em seu site nos Estados Unidos.

Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449

A empresa, fundada pela americana Mary Kay Ash há 53 anos, reúne em todo o mundo um exército de mulheres apaixonadas por seus produtos, reconhecidos pela qualidade em renomadas revistas de moda e beleza. Uma legião de consumidoras e consultoras que não vendem apenas maquiagem, mas uma versão do ¨American Dream¨ (sonho americano). 

Mas a reportagem da ABC foi além do glamour comumente exaltado por suas adeptas e mostrou  mulheres que desistiram do negócio, histórias de decepção e revelações de um mundo não tão cor de rosa assim.

Este post foi produzido por meio de transcrição e tradução livre do vídeo da ABC disponível no Youtube. É possível ativar legadas em português para assisti-lo.

O glamour Rosa

A jornalista Rebecca Jarvis inicia a reportagem mostrando o badalado seminário anual da empresa. Uma multidão de mulheres em êxtase ao som de Katy Perry, aplaudindo as campeãs de vendas no palco, com direito a show pirotécnico, coreografia, faixa, coroa e trono.

Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449
Do glamour do evento anual para o dia a dia das consultoras independentes, a repórter mostra de perto como são feitas as sessões de cuidados com a pele, principal forma usada para  demonstrar e vender os produtos Mary Kay. 

Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449
A jornalista entrevistou três diretoras independentes Mary Kay, que mostraram seus famosos ¨Pink Cadillacs¨, carros produzidos exclusivamente para as campeãs de vendas.  Duas delas deixaram empregos corporativos e entraram para Mary Kay buscando mais flexibilidade para conciliar carreira e filhos.

Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449
Estas mulheres  não vendem somente produtos, mas também uma oportunidade de negócio. Isto porque uma consultora pode fazer dinheiro tanto com vendas, quanto recrutando novos membros e ganhando comissão sobre seus pedidos. E quando atingem um número suficiente de membros e vendas, recebem o troféu sobre rodas, o famoso Carro Rosa. ¨É a representação do ¨Sonho Americano¨ , relatou uma das entrevistadas.

Além do carro rosa, as consultoras podem ganhar outros prêmios, mas as entrevistadas falam com muito entusiasmo sobre subir no palco como rainha de vendas no seminário anual. ¨Você pode pensar que não gosta, mas quando está no palco, com uma multidão te aplaudindo, você entra no clima¨, justificou uma das diretoras.

A reportagem também entrevistou  uma representante da empresa, Laura Beitler,  que explicou sobre a facilidade de entrar no negócio. Para fazer o cadastro como consultor independente, basta comprar um kit inicial, de preço acessível. ¨ Uma das principais preocupações de Mary Kay era construir um modelo em que a mulher pudesse iniciar seu próprio negócio com um baixo investimento e ser seu próprio chefe¨.

Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449


Lucros

Atualmente a Mary Kay projeta chegar a uma força de vendas de 3 milhões e meio de pessoas em todo o mundo e a empresa é facilmente elogiada por seus colaboradores. Mas o difícil é conseguir respostas para uma pergunta muito importante no mundo dos negócios: ¨Qual foi o seu lucro ?¨

A repórter, especialista em economia, parecia não acreditar quando uma das diretoras revelou que não sabia sobre seus lucros e que teria que verificar. ¨É que temos tanta liberdade que escolhemos anotar ou não¨.

Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449
Já Teresa, outra entrevistada, conta que lucrou em um ano mais de 100 mil dólares com seu negócio. Mas quando questionada sobre o que restou depois de contabilizadas as despesas, limitou-se a  responder ¨ainda foi extremamente rentável¨.

A terceira entrevistada também não soube especificar sobrei os lucros, somente que está perto dos 6 dígitos ¨Eu não sei sobre meus números exatos, por que estou realmente focada no meu dia e no quanto amo a minha vida¨.

A representante da empresa explicou porque os lucros não são abertamente divulgados: ¨Somos muito cuidadosos sobre a divulgação dos nossos números, pois dependem de circunstâncias individuais.

O outro lado: mulheres que deixaram a Mary Kay

O segundo bloco do programa mostra a versão de mulheres que deixaram a Mary e revela o lado B do negócio.

Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449
As ex-diretoras entrevistadas foram encontradas pela reportagem da ABC por meio do site Pink Truth, um espaço para que pessoas falem sobre suas experiências negativas com Mary Kay. As 4 mulheres deixaram seus empregos para trabalhar exclusivamente com Mary Kay, esperando grandes lucros com o negócio.

¨24 horas por dia, 7 dias da semana: Mary Kay, Mary Kay, Mary Kay na sua mente¨. Foi a resposta de uma das entrevistas quando questionada sobre o trabalho como diretora. ¨Costumava ir a 8,9, 10 pessoas antes até que alguém concordasse em fazer uma sessão de cuidados com a pele¨, concluiu.

As ex-diretoras foram unânimes ao responder que a maior parte de seus lucros vinham do recrutamento de mais pessoas para o negócio.

E quando não conseguiam fechar seus números, revelaram que algumas vezes pediam produtos adicioanais para atingir a meta mensal, manter o status dentro da empresa, o carro rosa e os aplausos no seminário anual. Caso não mantivessem as metas poderiam inclusive perder o diretorado.

Outra diretora entrevistada, Candice, contou que começou a se sentir envergonha da maneira como chegou ao topo da carreira. ¨Eu incentivava as pessoas a fazerem pedidos e mais pedidos para atingir as minhas metas. Existem pessoas fazendo coisas loucas, como recrutar a própria avó, fazendo muitos pedidos para que ela seja premiada por isso¨.

Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449

Candice foi inclusive reconhecida na revista Aplause, mas desistiu de Mary Kay em 2007: ¨Eu estava ganhando nas costas de outras pessoas e eu vi com meus próprios olhos porões, armários cheios de produtos¨.

A representante oficial de Mary Kay mostrou-se chocada com o fato de muitos  produtos irem parar nos porões das pessoas.  ¨Nós sabemos que as mulheres gostam de comprar produtos e mais produtos Mary Kay¨, limitou-se a explicar.

A empresa diz que dezenas de milhões de dólares de pedidos de consultoras são repassados  diretamente para os consumidores, mas a reportagem mostrou  caixas  no estoque  de uma pessoa que estava deixando a empresa. Ela contou que apenas comprou os produtos para manter seu status.

¨Das raras vezes que sabemos de pessoas que compram mais do que podem vender, nos certificamos de que ela saiba da oportunidade do retorno dos produtos com 90% de devolução do dinheiro¨, justificou a representante da empresa.

Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449
A reportagem participou, com uma câmera escondida, de um evento com membros da Mary Kay. O clima era festivo, música, comida, bebida e muitas mulheres. Todos foram convidados a visitar e a sentar dentro dos carros rosa que estavam estacionados do lado de fora.

Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449

 ¨Grátis você consegue carros da Mary Kay, grátis! Tenho 5 carros, livre de impostos, seguro pago. Inscreva-se e saia dirigindo um. Você inicia em Mary Kay com 100 dólares, quando você tiver 5 pessoas em seu time, você pode chegar até o carro de graça. Simples assim. Trabalhando e chegando na sua meta de produção, mas é tão simples quando você tem um time¨,  informou uma das consultoras.

Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449
¨Mas depende de sua definição de simples¨, questiona a repórter, que mostra a maneira real de chegar ao carro rosa nos EUA:

¨Para concorrer o carro mais barato, um Cruze da Chevrolet, a consultora precisa montar uma equipe com no mínimo 14 membros e atingir um total de pedidos superiores a 20 mil dólares durante 4 meses. E antes de receber realmente o carro, é preciso no mínimo 24 membros mais de 102 mil dólares em pedidos durante 6 meses¨, informou a reportagem.


  
                         Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449
Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449
De volta ao evento, a repórter conversou com outra diretora, que diferente das outras entrevistadas, não escondeu a perspectiva de lucros: ¨Se você tiver 5 ou 6 horas, você pode ganhar literalmente 500 ou 600 dólares por semana¨.

Fonte: http://abcnews.go.com/2020/video/business-mary-kay-34216449
¨Não é a maneira que ensinamos as pessoas a falar sobre o negócio Mary Kay¨, explicou a representante da empresa. Quando questionada a razão pela qual acreditava que este tipo de abordagem acontece, respondeu: ¨Eu não estava lá, não estava envolvida no evento, não gosto de especulações. Mas pessoas comentem erros as vezes, somos todos humanos¨.

A reportagem é finalizada com uma observação da repórter:

¨Você não precisa conhecer muito de Mary Kay para perceber no seminário anual  que estas mulheres estão ganhando mais experiência do que  comissões: a camaradagem, diversão, a fama e para algumas, o carro rosa.

Quanto você trabalharia para conquistar tudo isto. Isto só você pode decidir!¨


Este post foi produzido por meio de transcrição e tradução livre do vídeo da ABC disponível no Youtube. É possível ativar legendas em português para assisti-lo.




































































Um comentário: